Autoestima infantil: como pais podem influenciar o desenvolvimento de seus filhos
- Renata Helec
- 22 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
A autoestima infantil é parte fundamental da saúde emocional de todas as pessoas. Ela é a opinião que as pessoas constroem desde pequenas sobre si mesmas, incluindo pensamentos, sentimentos e comportamentos.
Quando temos uma autoestima saudável, nos sentimos bem com quem somos e temos confiança em nossas habilidades. No entanto, quando temos uma autoestima baixa, podemos nos sentir inseguros, inadequados e incapazes.
Por isso, é necessário entender que a autoestima é desenvolvida desde as primeiras interações sociais das crianças, a partir das experiências com os pais, professores, amigos e outros relacionamentos importantes.
Por meio desses contatos, as experiências positivas que nos fazem sentir amados, aceitos e valorizados contribuem para o desenvolvimento dessa qualidade. Já as experiências negativas, como rejeição, críticas ou abuso, podem levar ao desenvolvimento de uma autoestima baixa.
Como a autoestima pode influenciar a parentalidade?
Essa mesma qualidade e percepção de si tem um impacto significativo na parentalidade. Pais com autoestima saudável são mais propensos a serem pais confiantes e positivos. Eles se sentem capazes de lidar com os desafios da parentalidade e criam um ambiente seguro e acolhedor para seus filhos.
Já pais com uma autoestima baixa podem ser mais propensos a serem pessoas inseguras e negativas. Eles podem se sentir sobrecarregados com os desafios da parentalidade e têm dificuldade para criar um ambiente acolhedor.
Por outro lado, pais com uma autoestima saudável tendem a estabelecer limites claros e consistentes com seus filhos. Eles se sentem confiantes em suas habilidades de pais e sabem que é importante estabelecer limites para criar filhos responsáveis e bem-sucedidos.
Do mesmo modo, eles elogiam mais os filhos e se sentem bem com suas próprias habilidades, ajudando os membros da família a se sentirem bem. Outro ponto positivo, é que a resolução de conflitos tende a ser feita de forma construtiva em famílias com autoestima saudável.

Parentalidade: como trabalhar a autoestima infantil?
Se você está preocupado com a autoestima do seu filho, existem algumas coisas que você pode fazer para ajudá-lo:
Fale com seu filho sobre como ele se sente sobre si mesmo;
Pergunte a ele o que ele gosta em si mesmo e o que ele gostaria de mudar;
Ajude seu filho a identificar seus pontos fortes e habilidades;
Elogie-o por seus sucessos e ajude-o a desenvolver suas habilidades;
Deixe-o saber que ele é amado e aceito incondicionalmente.
Ao ajudar seus filhos a desenvolver uma autoestima saudável, você está dando a eles o presente de uma vida mais feliz, confiante e bem-sucedida.
4 Dicas para ajudar a autoestima infantil
1. Mostre amor e aceitação incondicional: Deixe seu filho saber que você o ama e o aceita por quem ele é, mesmo quando ele erra;
2. Comunique-se de forma positiva: Fale com seu filho de forma respeitosa e elogiosa;
3. Estabeleça expectativas claras e consistentes: Os filhos precisam saber o que se espera deles;
4. Ofereça apoio e orientação: Esteja lá para ajudar seu filho a superar os desafios.
Agora que você sabe como essa qualidade pode influenciar a parentalidade e o crescimento das crianças, é importante criar estratégias para ajudar seus filhos nesse processo de entendimento sobre a confiança e o bem-estar.
Lembre-se, a autoestima infantil é algo que pode ser desenvolvido e fortalecido. Com esforço e dedicação, você pode ajudar seu filho a ter uma vida mais feliz e confiante.
Agende um atendimento na Helec e veja como desenvolver a saúde emocional e a autoestima da sua família.
Comments